30 de setembro de 2013

Resenha: O Beijo das sombras

Autora: Richelle Mead

O beijo das sombras se passa em uma sociedade dividida por humanos e vampiros, o livro narra a história de Lissa Dragomir e Rose Hathaway, melhores amigas. Lissa é uma vampira e faz parte da classe real de uma sociedade de vampiros, Os Moroi, por isso Lissa sempre teve todas as atenções direcionadas somente a ela. Rose é uma dampira, meio humana e meio vampira, seu objetivo desde que conheceu Lissa foi protegê-la, afinal essa é a função de uma dampira, ser guardiã de um Moroi e protegê-lo dos Strigoi, vampiros das trevas, que precisam matar para sobreviver. Rose e Lissa estudam na São Vladimir, porém Rose decide fugir da escola, pois teme pela vida da amiga, assim elas passam a viver escondidas junto aos humanos, totalmente desprotegidas, até que são “capturadas” e obrigadas a voltar a São Vladimir. A partir daí ela tem que voltar a conviver com a hierarquia estudantil, com os mistérios que cercam Lissa e a estranha ligação que ela tem com Rose.



Bom, primeiramente esse livro te prende do começo ao fim, eu não conseguia parar de ler, pois a cada capítulo lido, algo surpreendente acontecia. A autora não se preocupa tanto em mostrar a relação da sociedade vampira com os humanos, mas sim em explicar com detalhes a hierarquia dessa sociedade composta pelos Moroi, dampiros e Strigoi, o mundo que ela cria é muito legal, pois ela deu características marcantes a cada classe, os Moroi são compostos por famílias ricas e muita das vezes arrogantes, Os dampiros já são uma classe bem mais baixa e os Strigois vampiros das trevas.

Comparando as personagens principais, Rose é muito mais interessante que Lissa, ela é super sarcástica e não mede as consequências de nada, ela é uma grande lutadora e sabe disso, confesso que às vezes cheguei a ficar brava com a teimosia da Rose, mas logo depois ela tinha alguma atitude que me permitiu fazer dela minha personagem favorita.

Lissa, como eu já disse não é uma personagem muito interessante, ela é muito insegura, se magoa muito fácil e é sensível além da conta, apesar de não simpatizar muito com Lissa, ela tem uma amizade e um amor verdadeiro para com Rose, daí a importância da personagem.

Logo no começo do livro, já vemos a figura de Dimitri Belikov, um dampiro, responsável por trazer Rose e Lissa a escola, e mais tarde ele se torna treinador de Rose. Dimitri é um personagem perfeito, de início ele é bastante sério e até meio misterioso e é provavelmente por isso que os momentos em que ele esta descontraído, fazendo piadas e chamando a Rose de Roza me encantam tanto. Existem diversos personagens no livro, mas os que me marcaram foram esses.

Uma curiosidade é que Richelle Mead, a autora de O beijo das sombras, se baseou eles lendas Russas para a criação da sociedade vampira. Os dampiros, por exemplo, foram construídos a partir do folclore dos Bálcãs, repleto de lendas e mitos.

Eu amo o livro, amo a relação de Dimitri e Rose, amo o fato da Rose pensar mais nela com o passar dos livros e amo o fato da autora ter estudado antes de escrever o livro, é uma saga bem diferente dos outros gêneros que também falam sobre vampiros e vale muito a pena ler.



O livro vai virar filme, previsto para ser lançado em 2014, Rose vai ser interpretada por Zoey Deutch, Lissa por Lucy Fry e Dimitri por Danila Kozlovsky, não gostei muito do elenco, mas espero que seja bem fiel ao livro.



Livros:
O beijo das sombras
Aura Negra
Tocada pelas sombras
Promessa de sangue
Laços do espírito
Último sacrifício
Saga: Academia de vampiros (Vampire Academy)

Autora: Richelle Mead




Nenhum comentário:

Postar um comentário