14 de outubro de 2013

Resenha: A marca de uma lágrima


A marca de uma lágrima - Pedro Bandeira

Sinopse: Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.


“Neste físico de um deus grego,
numa intensa relação,
eu, pálida e bêbada, tremo
e me afogo e me sufoco 
                                  entre loucura e paixão...”                                         



Bom, os primeiros capítulos do livro mostram Isabel que tem 14 anos e é uma adolescente extremamente insegura e todo dia trava uma batalha com seu espelho, que insiste em mostrar como ela é feia e desinteressante, ao contrário de sua amiga Rosana, que de acordo com Isabel, esta sempre linda. Apesar de não ter uma aparência agradável Isabel sabe escrever como ninguém, ela faz lindos versos e poesia e sabe se expressar muito bem.
O conflito do livro começa quando Isabel é obrigada, por sua mãe, a participar da festa de Cristiano, um primo que ela não vê a muitos anos, ela chama Rosana e as duas vão a tal festa.
Lá elas conhecem Cristiano, um menino encantador e simpático, logo Isabel se vê loucamente apaixonada por seu primo, mas não é correspondida, pois é Rosana quem começa a namora-lo. A partir deste momento a vida de Isabel se torna uma bagunça.




"A marca desta lágrima testemunha que o amei perdidamente
Em suas mãos depositei a minha vida, e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhe dei
Como se fossem confetes de um carnaval que não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
Foi farsante, vigarista, mascarada
Foi amante, entregando-lhe outra amada
Foi covarde que, amando, nunca amou!"

                         - Pedro Bandeira                   





Rosana quer conquistar Cristiano de vez, por isso pede para sua melhor amiga Isabel que escreva cartas e poemas de amor a Cristiano, já que ela não tem o mínimo jeito pra essas coisas, assim Isabel coloca em seus poemas tudo que sente por Cristiano, enquanto vê o namoro do primo indo de vento em popa. Se não bastassem as questões amorosas, Isabel ainda tem que lidar com os mistérios que cercam a morte de sua diretora.

“Sei que quanto mais verdade tem no escrito,
mais distante eu te ponho dos meus braços,
pois desenho o paralelo de dois traços
que na certa vão perder-se no infinito...

A história do livro poderia ter sido narrada mais lentamente, já que tudo ocorre muito rápido, quase que instantaneamente, não me importaria se o livro tivesse algumas páginas a mais. A pesar de ser um livro simples, a história é bem legal e interessante, vale a pena ler.


Pra quem não sabe a marca de uma lágrima foi inspirado na peça teatral e também literatura chamada: Cyrano de Bergerac, onde é narrada a história do valente espadachim e romântico poeta Cyrano de Bergerac, que é apaixonado por sua prima Roxane, mas não tem coragem de se declarar. O jovem Cristiano também a ama e com a ajuda dos versos de Cyrano, que não tem esperanças de conquistar a prima, por ser feio e ter um nariz enorme, tenta conquistar a linda Roxana. Esse já um livro mais complexo, com uma história maior, mas que não é tão moderno como o livro de Pedro Bandeira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário