18 de novembro de 2013

Resenha: Em chamas - Suzanne Collins

Em chamas- Suzanne Collins

Sinopse:  Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Ao terminar Jogos Vorazes não tinha a mínima ideia de como a autora iria apresentar Katniss e Peeta no 2° volume da trilogia sem que a história se tornasse cansativa e repetitiva, mas devo dizer que em chamas superou todas as minhas expectativas.

Bom, após o 74° edição de jogos vorazes que teve como vencedores Katniss Everdeen e Peeta Mellark, eles precisam comprimir seus deveres e viajar de distrito a distrito na chamada turnê da vitória. O que Katniss não sabe a princípio, é que no momento em que ela ameaçou comer aquelas amoras envenenadas ao final dos jogos ela acendeu uma faísca de esperança e revolta em todos os distritos, o que desagradou extremamente a capital, assim o casal desafortunado conquista mais um inimigo nesse novo livro.

No começo do livro já nos deparamos com uma Katniss um tanto lamentosa, não sem razão, afinal ela passou por um grande trauma, o que me deixa descontente é que esse lamento se estendeu muito mais do que eu esperava, muitas vezes Katniss agia de forma infantil, perdendo um pouco da dureza que a personagem tinha, o fato dela ter se tornado mais emotiva não foi de todo ruim com certeza, já que isso proporcionou alguns momentos excepcionais entre ela e Peeta.
“Quando acordo, tenho uma breve, porém deliciosa, sensação de felicidade que está de uma forma ou de outra conectada com Peeta.” (Katniss)
 Peeta por sua vez foi o personagem que mais recebeu minha atenção, se tornando indispensável em cada capítulo. Ele adquiriu mais força, entusiasmo e se tornou mais estrategista. O  que não mudou (nem nunca vai mudar)foi a  paixão que ele sente por Katniss, paixão que ele demonstra em cada ato , principalmente ao protegê-la,  mesmo sabendo que não é correspondido.
“Você podia viver cem vidas e ainda assim não merecer aquele cara (Peeta), sabia?”
Um personagem que não me passa nenhum carisma é o Gale, o considero um personagem importante para a trama do livro, mas não essencial, o fato de Katniss apresentar fortes sentimentos por ele também não o ajuda a conquistar minha simpatia.
“E a ideia de perdê-lo para sempre, meu melhor amigo, a única pessoa a quem confiei meus segredos, era tão dolorosa que eu mal conseguia suportar. Não depois de tudo o mais que havia acontecido.” (Katniss)
Eu amei o livro, amei a narrativa e os novos personagens, em especial finnick Odair, que foi uma surpresa muito boa pra mim, já que pensei que iria odiá-lo.
O filme estreou dia 15 de novembro e vem recebendo criticas excelentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário