13 de janeiro de 2014

Resenha: Um Porto Seguro

livro: um porto seguro




“(...) Ela tinha se mudado para aquele lugar sem praticamente nada e, alguns meses depois, ainda tinha pouco. Ela guardava metade das gorjetas que ganhava e todas as noites dobrava o dinheiro e o punha em uma lata de café, que deixava escondida sob uma tábua do piso perto da varanda. O dinheiro ficava guardado para emergências e ela preferia passar fome a ter que usá-lo. Simplesmente saber que a lata estava ali fazia com que conseguisse respirar um pouco mais aliviada, pois o passado sempre estava à espreita e poderia retornar a qualquer momento. Um passado que cruzava o mundo procurando por ela, e ela sabia que sua fúria crescia a cada dia que passava.” Pág. 18




O que falar sobre um livro tão perfeito como esse? Amei tudo, enredo, personagens e narrativa. A história se passa em Southport, uma cidadezinha localizada na Carolina do Norte, onde todos os moradores se conhecem, nenhum segredo permanece oculto por muito tempo e todo mundo parece saber da vida de seus vizinhos, até que Katie, uma mulher misteriosa se muda para Southport, ela parece ser uma exceção à regra, já que ninguém sabe exatamente sobre o passado dela.
“Ela gostava desse lugar. Southport era diferente de Boston, da Filadélfia e também de Atlantic City, com seus sons incessantes de trânsito, os odores e as pessoas correndo pelas calçadas. Além disso, era a primeira vez em sua vida que encontrara um lugar para chamar de seu.”
Katie inicialmente é discreta, excessivamente discreta, e após alguns capítulos percebemos que isso é devido os traumas que a personagem sofreu em seu passado, ela sempre parece estar com medo e por isso mora em uma cabana, quase que isolada. Tudo começa a mudar após Katie conhecer Alex e se envolver com sua família, a partir daí a moça começa a mostrar sua real personalidade, uma mulher forte e inteligente.
“Ela mantinha a cabeça baixa enquanto andava pelos corredores de verduras e legumes, como se tentasse passar despercebida, como um fantasma em forma humana. Infelizmente, para ela, aquilo não funcionava. Ela era atraente demais para não ser notada. Ainda não devia ter feito 30 anos, ele imaginou, e seu cabelo castanho tinha um corte irregular na altura dos ombros. Ela não usava maquiagem, tinha as maçãs do rosto proeminentes e seus olhos grandes e arredondados lhe davam uma aparência elegante, embora um pouco frágil.” Pág. 33
Alex é viúvo, dono de uma loja e cria dois filhos pequenos, Josh e Kristen. Mesmo após a morte de sua esposa Carly, ele não deixou ser dominado pelo sofrimento, já que a partir daquele momento ele teria que ser pai e mãe de seus filhos. Alex se encanta com Katie, ele parece entender todas as atitudes que Katie toma e tomou e é super paciente com ela.
Mais tarde, um bom tempo depois de Josh e Kristen estavam dormindo, Alex foi até a cozinha e pegou uma cerveja na geladeira. Ele a bebeu lentamente no sofá. As lembranças do dia estavam vivas na sua mente, mas, desta vez, ele pensava em sua filha e na maneira como ela se agarrava a Katie, seu pequeno rosto enterrado no pescoço dela. A última vez que ele vira aquilo fora quando Carly ainda estava viva.” Pág. 47
Katie também conta com sua nova vizinha Jo, que se mudou para cabana ao lado algum tempo depois dela, Elas passam a ser grandes amigas apesar das restrições de Katie.
“[...] Jo – sua única amiga verdadeira, sua sábia conselheira, a pessoa que a apoiava e a quem confiava seus segredos.” Pg. 410
Uma das coisas que mais gostei foi o fato dos personagens principais não serem somente Katie e Alex, mas sim a família que eles formam junto com Josh e Kristen e a segurança que eles passam para Katie.
"O Lugar mais seguro para você é aqui comigo."
Como esse é o primeiro livro do Nicholas Sparks que leio, não posso compará-lo as outras obras do autor, mas pelo o que vi dos filmes, Um porto Seguro com certeza é o melhor de todos.
“ Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio.”

3 comentários:

  1. Ola Juliana tudo bem?
    Gostaria de dizer que você escreve maravilhosamente bem, esse livro é um dos meus favoritos, e você conseguiu retrata-lo muito bem, estive vendo suas resenhas e amei todas, gostei demais dessa, e graças a você li " Orgulho e Preconceito" e posso dizer que ja esta na lista dos meus livros favoritos, sempre venho aqui para ver se você postou novas resenhas, baste amigas que em blog literários, mostrei a algumas delas essa resenha e elas amaram, parabéns, sou sua fiel seguidora rs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Nicolas Spark é sempre muito encantador e suas histórias são envolventes e bonitas!! obrigada pela resenha, com certeza lerei este livro tb!!

    ResponderExcluir