25 de fevereiro de 2014

Livro: Diário de uma paixão




Um diário, possui muito mais que palavras, possui histórias, que pode trazer a memória, aquilo que já foi esquecido, ou levar um leitor desconhecido, a presenciar exatamente o momento em que foi escrito. Seria isso magia? Talvez! As palavras causam esse impacto sobre nós, nos levar a vários lugares sem nos tirar de onde estamos. E assim, um senhor de 80 anos, nos abre seu diário e nos conta sua história.




Noah e Alisson se conheceram na noite de abertura do festival do Rio Neuse. Um encontro comum, foram apresentados pelos amigos, sem muitos ensaios, mas se amor a primeira vista realmente existe, logo algo ali havia acontecido. "Noah apertou aquela mão e encarou de perto aqueles extraordinários olhos de esmeralda, ele soube, antes de conseguir respirar de novo, que ela era a mulher que ele poderia passar o resto da vida procurando e nunca mais encontraria" - página 25. Desde então, ambos começaram a se aproximar e quando viram, estavam vivendo uma inesquecível história de amor, em pleno verão, mas Alisson não podia ficar, tinha que ir embora com seus pais, que reprovavam qualquer tipo de relacionamento entre eles, principalmente por serem de classes sociais opostas.


Noah mandava cartas que nunca chegavam e Alisson, escrevia cartas que nunca foram mandadas e assim, quinze anos foi o tempo em que os dois passaram afastados. Até o dia em que um anuncio no jornal fez com que ambos se reencontrassem, mas muita coisa havia mudado. "Allison Nelson, 29 anos e noiva, uma pessoa da alta sociedade, a procura de respostas que ela precisava saber e Noah Calhoun, o sonhador, 31 anos, visitado pelo fantasma que acabara dominando a sua vida. - Página 46. E mais uma vez, tudo conspira a favor de que os dois não fiquem juntos. Porém, não existe mais um casal imaturo como na adolescência, existe dois adultos, maduros, que percebem que mesmo depois de tanto tempo, a história deles não chegou ao fim. "- E quanto a você? - perguntou ela. - Pensava em nós? - O tempo todo. Ainda penso." - página 72


O sentimento ainda existia, mas ela estava noiva, não tinha mais o que fazer. Noah mais uma vez, entre a cruz e a espada. Mas os dois permitiram buscar as respostas de um passado interrogatório. " - Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmurio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo." - página 139. Nunca foi fácil estarem juntos, existia agora abrir mão do certo - novo relacionamento -, para voltar ao duvidoso. Existia uma vida cheia de incertezas e depois uma doença, que faria com que uma história de amor fosse esquecida. Mas existia um diário, um diário de uma imensa paixão, que Noah acreditava que através desse amor, poderia gerar grandes milagres.



Com uma leitura simples e viciante, Sparks nos mostra que o amor é capaz de suportar o tempo e todas as dificuldades, independente de distância, ou doença. Aprendemos que o verdadeiro amor, realmente a tudo suporta e nos faz, mesmo sem forças, lutar todos os dias por quem amamos, mesmo que esse não se lembre de nós. Conquistar alguém, é uma luta diária e Nicholas nas entrelinhas desse livro, nos mostra que vale a pena a frase "na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, até que a morte nos separe." 

"Os românticos, chamariam isso de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia"

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 241
Autor: Nicholas Sparks

Nenhum comentário:

Postar um comentário