21 de junho de 2014

Livro: Bling Ring - A gangue de Hollywood


Até onde uma pessoa é capaz de ir, para atingir o limite do seu ego? 



Bling Ring, foi o nome dado a uma gangue de jovens obcecados pela fama e por tudo que gira em torno dela. Jovens ricos, mimados, que se conheceram pela vizinhança, escola e festas nas quais se socializam, mas que precisavam de mais do que tinham, precisavam ser como as celebridades, estar nos mesmos lugares e se vestir das roupas que eles vestem. "Para mim é toda a ideia em torno do narcisismo e dos reality shows da TV e da obsessão com as redes sociais, tudo pelo qual os jovens dessa geração se mostram obcecados e do modo como são mimados" (Página 11)



Por esse anseio maluco pela fama, entre os anos de 2008-2009 a gangue constituída por Diana Tamayo, Jonathan Ajar, Alexis Neiers, Rachel Lee, Nick Prugo, Courtney Ames e Roy Lopez, decidiu assaltar casas de celebridades, se apossar daquilo que eles tinham, frequentar os lugares que os mesmos frequentavam, ter o mesmo estilo de vida, ou sendo bem reto: ser como eles. "Íamos a boates sempre que queríamos (...) É só disso que você precisa, dinheiro e aparência, e, como não éramos feios, não era difícil" (Página 134)


As celebridades atacadas estavam entre Audrina Padridge Orlando Bloom, Paris Hilton, Lindsay Lohan, entre outros. Os integrantes da Bling Ring, entravam e saiam das casas despercebidos, por não terem aparência de ladrões, ou levantar qualquer suspeita possível. Saiam com jóias, roupas, bolsas, perfumes, relógios e ao todo, os roubos chegaram a uma estimativa de 3 milhões de dólares. Quando os roubos começaram a serem descobertos, as próprias celebridades ficavam em choque. "Porque o problema não eram as coisas roubadas, era o fato de alguém ter entrado no único lugar do mundo onde eu tenho privacidade" (Página 193)

       


O livro é baseado em história real, na qual a autora, juntou todas as provas que tinha para contar a todos nós os detalhes de uma das "quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos". E tornou-se, também, filme. A leitura, não foi uma das que mais me prenderam, mas sem dúvida me questionava o porquê de certas atitudes da juventude, de querer ser como seus ídolos, se vestir como eles, andar nos mesmos lugares e perder sua própria personalidade. O que me faz perceber que hoje, tudo está rodeado em torno do reconhecimento, do exterior, do querer ser aceito por uma determinada classe social, na qual a única coisa que se beneficia disso é o seu ego, independente se outras pessoas sairão machucadas, ou não.

O meio mais eficaz para obter fama é fazer o mundo acreditar que já se é famoso. 
- Giacomo Leopardi

Editora: Intrínseca
Número de páginas: 265
Autor: Nacy Jo Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário