17 de dezembro de 2015

Livro : Feliz ano velho


Marcelo Rubens Paiva é um jovem de 20 anos, classe média, estudante de engenharia agrícola da Unicamp, muito conhecido por ser filho do ex deputado federal Rubens Paiva, cassado, exilado e morto durante a ditadura militar. Vivendo no auge de sua juventude com bebidas, amigos, muitas mulheres, “sexo, drogas e Rock’n Roll”, aproveita o melhor que a vida tem a lhe oferecer, sem pensar nenhum pouco nas consequências do amanhã.

E é num passeio com seus amigos, em um momento insano, que sofre um acidente e vê sua vida mudar completamente. Fruto desse acidente, surge um Marcelo tetraplegico, que passa a viver seus momentos intensos dentro de uma UTI, relembrando de todo o “ feliz ano velho” que teve, pois o novo tem sido apenas lembranças de momentos ótimos que existiu.

Subi numa pedra e gritei:
- Aí, Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado. Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.” 
~ Página 13



Feliz ano velho é uma autobiografia do Escritor Marcelo Rubens Paiva em sua juventude e, expressa literalmente o que muitos jovens passam, no auge do “curtir a vida”. Marcelo conta exatamente tudo do que houve com ele, desde o trauma da morte do seu pai, ao acidente, relações que teve com mulheres, amor que sente por sua mãe, vontade de cometer suícidio, a força que seus amigos deram e todo momento de tensão que passou em sua recuperação.

Passagem de ano é bom para se fazer um balanço do que se passou e prometer a si mesmo que corrigirá os defeitos. - Este ano, paro de fumar. - Este ano, vou estudar. - Este ano, arrumo um emprego. Claro que nada disso dá certo, mas a tentativa é que vale” ~ Página 55


Li esse livro pela primeira vez no ensino médio, graças a bibliotecária do colégio (obrigada pela indicação, tia Virginia), o reli a pouco tempo e embora não seja o estilo de livro que costumo ler sempre, acho um livro ótimo, pois nos faz refletir sobre o quanto, no auge da nossa juventude, fazemos as coisas sem pensar na infinidade de consequências que teremos. E mais que isso, que independente dos traumas que a vida nos dá, se você coloca na caabeça que vai vencer, você vence.

Hoje o livro é referência a literatura brasileira, ganhou o prêmio Jabuti e foi adaptado ao cinema, teatro e tenho certeza, que embora não seja um livro de auto ajuda, muitos são influênciados em meio ao caos: seguir em frente.

         

Editora: Objetiva
Número de páginas: 268
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Classificação: ♥♥♥♥ (Ótimo)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário