24 de fevereiro de 2016

Livro: Simplesmente acontece


Odeio assistir um filme antes de ler um livro, porque já sei exatamente o que vai acontecer e fico ansiosa até chegar uma determinada parte que eu gostei muito. Com esse livro foi exatamente assim, fiz uma resenha do filme aqui e após gostar muito descobri que tinha um livro e comprei, detalhe: é tudo bem diferente, o livro é lindo mas estou indignada, se eu tivesse assistido depois, talvez as coisas seriam diferentes, mas vem ver a resenha que no final entenderão meus motivos.


A história é a mesma: Alex e Rosie são amigos desde a infância, sempre compartilhando os momentos de suas vidas, inclusive seus segredos, mas são separados quando Alex precisa mudar de país por conta do emprego do pai. Embora a distância exista, eles sempre mantêm contato através de sms, e-mails, cartas e telefonemas. Dentro de cada um existe um silêncio que só eles mesmo entendem, uma conecção muito forte, mas que preferem achar que não é nada demais além de um afeto entre melhores amigos.

"Mas nós dois temos outro tipo de ligação: somos amigos. Ou será que o relacionamento de dois amigos desaparece quando se encontra outra pessoa? " ~ Pág. 25

Alex tem um sonho de ser médico, já Rosie tem o sonho de ser gerente do seu próprio hotel. Alex segue em frente e começa a estudar em Harvard, já Rosie precisa lidar com o fato de ser mãe solteira aos 18 anos de idade. A vida dos dois vive em constantes desencontros. Ninguém assume o que sente com medo de estragar a amizade e é essa falta de coragem que os impedem de viver juntos.

 "Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa eu tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final" ~ Pág. 45

Cada um segue sua vida, crescem, amadurecem, veem o passado vir a tona trazendo diversas mudanças no futuro de Alex e assombrando Rosie a cada dia mais. A vida continua brincando com o futuro dos dois, mas como tudo tem um propósito, lá na frente eles entendem o motivo das coisas nunca ter dado certo, por culpa deles ou talvez com ajudinha de algumas pessoas.

 "Ex namoradas são facilmente esquecidas. Melhores amigos ficam para sempre." ~ Pág. 34


O livro é inteirinho escrito em forma de cartas, e-mails ou sms. Todos os personagens escrevem dessa forma, independente do que querem contar. Se a Rosie está chateada com o Alex, ela vai enviar uma carta para alguém contando que está chateada com ele e se ela briga com alguém, é porque descobriu algo através de outra conversa, leu em um jornal ou algo do gênero. Essa forma de contar a história por um lado é bom, pois você sabe exatamente o que a personagem está passando,  porque ela mesma conta e não um terceiro, mas ao mesmo tempo você só lê cartas, mensagem de chat online, e-mail e a leitura fica massante, não tem equilíbrio, é 100 % assim e o final? O final (na minha opinião) é rídiculo, digo ridiculo porque eu queria detalhes, eu queria saber o que aconteceu depois de eu ter lido 448 páginas para chegar naquilo que eu tanto desejei o livro todo e ele  simplesmente aconteceu? Não, simplesmente acabou e eu ao menos sei o que ela respondeu na última carta, porque não mostraram a última carta apenas disseram que ela foi escrita.
O filme é lindo, e o meu problema foi eu ter lido o livro achando que seria parecido com ele, pois sei que filme é um resumo do livro, mas sinceramente achei que o final pudesse ter detalhes, mas não teve e essa foi minha indignação, o que não me impede de estar apaixonada pelos personagens e pela história, só queria que a Cecelia me desse detalhes sobre o meu casal do ano. Fico por aqui, leiam e tirem suas conclusões.

 "Aprendi que lar não é um lugar, e sim uma sensação." ~ Pág. 333

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 448
Autor: Cecelia Ahern
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Ótimo)
Meu Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário