18 de junho de 2016

Livro: Os 13 porquês

Brincadeiras ou certos comentários sobre alguém, seja pela sua aparência, postura, comportamento ou coisa do gênero, infelizmente é muito comum. Mas e quando todos os comentários, que para nós soa “inofensivo” afeta tanto a vida de alguém ao ponto de levá-la a cometer suicídio?! É sobre isso falaremos nessa resenha. Vem comigo?



Hanna cometeu suicídio e a escola toda estava sabendo, mas o que ninguém sabia era o motivo real para essa catastrofe ter acontecido, até que Clay Jensen (um colega de classe), recebe uma caixa de sapatos cheia de fitas cassete, gravadas pela própria garota, com um mapa junto e algumas regras a serem seguidas.

“As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você” Página 13

Clay ouviu cada fita gravada e descobriu que nelas haviam os 13 motivos para a garota ter sofrido uma overdose de remédios. São 13 histórias com situações que ela passou, gravadas em áudio com um mapa indicando lugares para que cada um que estivesse envolvido pudesse ouvir, lembrar do que fizeram e saber o porque dessa atitude dela. Clay percebeu então, que os motivos começaram com fofocas, que foram se alastrando com mentiras, que foram dando (na mente de muitos) o direito de abusar dela verbalmente e quem sabe fisicamente.  Muitos não tinham noção do quanto seus comentários maldosos, suas atitudes impensadas, suas posturas inconsequentes a afetavam, até receber as fitas, ouvi-lás e descobrir que o motivo do suicídio, em partes, foi de cada um deles.

“Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.” Página 12

Esse é um dos livros mais fortes que já li até agora, com esse tema, pois são situações que ocorrem no dia a dia de qualquer pessoa e não damos conta. A história é forte, muito real e fiquei agoniada em lê-la. Ela traz para nós uma lição muito grande sobre: o fato de que algumas brincadeiras, apelidos, comentários, ou assedio serem normais e nada ofensivos para alguns mas para o outro pode ser totalmente ofensivo. O bullying existe, o assedio existe, baixa estima também e pessoas sofrendo com isso é mais comum do que pensamos, então como diria minha mami: na duvida, não faça. Ou melhor: não faça nunca.

Você, assim como a Hanna, já sofreu com isso?

Obs: "Os 13 porquês" virará uma série no Netflix e terá Selena Gomez como protagonista. Ainda não tem data definida, mas alguém além de mim está ansioso?

Editora: Ática
Número de páginas: 255
Autor: Jay Asher
Classificação: 
♥♥♥♥♥ (Excelente)
Assuntos abordados: Suicídio, bullying, depressão, abuso.
Meu Skoob

Onde comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário